Igreja Católica de Manaus celebra Corpus Christi sem a tradicional procissão de fiéis
Igreja Católica de Manaus celebra Corpus Christi sem a tradicional procissão de fiéis
Pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de Covid-19, a Arquidiocese de Manaus celebra o dia de Corpus Christi sem a tradicional “procissão” no centro da capital amazonense, que costuma reunir milhares de fiéis vindo dos mais diversos bairros da cidade, municípios da Região Metropolitana de Manaus, assim como também muitos visitantes.
Em 2021, como no ano passado, o Arcebispo de Manaus Dom Leonardo Steiner emitiu orientações para as Paróquias e Áreas Missionárias. No documento assinado pelo Arcebispo diz que, “Ambas as festas de Pentecostes e Corpus Christi são celebrações em que nossa Igreja demonstra publicamente a sua fé e manifesta sua comunhão por meio da rica diversidade de comunidades, movimentos, pastorais, pastorais, organismos, serviços e ministérios atuantes em nossa Arquidiocese”, disse.
Dom Leonardo agradece e alerta o povo. “Graças a Deus podemos realizar nossas celebrações com a participação de fieis, apesar de menor número, mas a pandemia continua a exigir cuidador”, afirmou o Arcebispo.
A Solenidade de Corpus Christi deste ano acontece nesta quinta-feira (03), as celebrações ocorrerão por recomendação da Arquidiocese nas Paróquias e Áreas Missionárias, onde o pároco conduzirá o Santíssimo pelas ruas, sem procissão, pedindo a Jesus que abençoe a todas as famílias e seus trabalhos. Os fiéis são convidados à acompanhar de casa.
Pela parte da tarde, na Catedral de Manaus, Nossa Senhora da Conceição, a celebração presidida por Dom Leonardo será às 17h, com transmissão ao vivo pela TV Encontro das Águas, Rádio Rio Mar FM, Rádio Castanho e Rádio Encontro das Águas. Será transmitida também a condução do Santíssimo pelas ruas do centro da cidade.
A criatividade e a utilização da internet
Um dos recursos utilizados pelas Paróquias e Áreas Missionárias que fazem parte da Arquidiocese é a internet, utilizada para transmitir de forma simultânea as celebrações para os fies que ficam em casa, devido as restrições nesta época pandêmica. A chamada Pastoral da Comunicação (Pascom), é a responsável por esse serviço.
Na Área Missionária São Lourenço, que tem como pároco o Padre Durai Lourdusamy, da congregação (MMI), assim como em diversas paróquias e áreas missionárias houve toda uma preparação para a Solenidade de Corpus Christi. Além da parte celebrativa, o que também chama atenção são as ornamentações, os famosos tapetes, que podem ser feitos de pó-de-serra, areia, dependendo da criatividade dos fies.
Reportagem: Leonardo Dias
Fotos: Leonardo Dias/Itelvina Negreiros/Divulgação Arquidiocese de Manaus.