Um gestor hands on em uma Unidade Básica de Saúde de Manaus
Você sabe o que é um líder hands on? Segundo o professor Mestre e Doutorando em Ciências Empresariais e Sociais, Francisco de Assis Mendes, “Via de regra Gestor hands on, é aquele líder conhecido como uma pessoa que coloca a mão na massa, muito comum em gestores que atuam no chão de fábrica de indústrias, pois são pessoas que ascenderam da carreira de operador produtivo e foram crescendo na carreira ao longo dos anos, até se tornarem gestores e que tem uma característica natural de gastar parte do seu tempo no dia a dia da fábrica junto aos operadores,” disse.
O Portal Favorito AM encontrou esse líder hands on na UBS Lourenço Borghi, em Manaus; trata-se de João Kinsey da Costa Barros, casado, 39 anos, farmacêutico de profissão, que assumiu como diretor a Unidade Básica de Saúde há menos de um ano e atualmente está atuando na função de coletor de material para teste de Covid-19.
Formação e vida profissional
“Sou cargo comissionado lotado na Secretaria Municipal de saúde – SEMSA, tendo como chefia direta a gerente do Distrito Sul, Jucinara Rodrigues; o sub-secretário, Dr. Djalma Coelho; a secretária municipal de saúde, Dra. Shádia Fraxe; e o prefeito de Manaus, David Almeida,” declara Kinsey, que há 22 anos tem se dedicado à saúde, seja no serviço público ou privado. João é especialista em saúde pública pela Fiocruz, morou em Portugal por um mês realizando atualização em serviço de farmácia clínica, coach e marketing pessoal, também traz na bagagem outras especialidades que agregam valor ao seu trabalho e o capacitam à decisões assertivas.
Porque está assumindo outra função
O diretor da UBS Lourenço Borghi também disse que, “antes de assumir a função de realização de testagem de Covid-19 minha rotina era gerenciar a Unidade, criar estratégias para alcançar as metas do previne Brasil, criar parcerias com empresas e secretarias, além de zelar pelo patrimônio público do município, cuidar, orientar e estar ao lado dos colaboradores, proporcionando um ambiente saudável onde eles possam trabalhar seguros e felizes.”
Atualmente a UBS Lourenço Borghi vem realizando testes para detecção da Covid-19, devido à grande demanda por pessoas com sintomas gripais, contudo não podemos esquecer que os profissionais da área de saúde também adoecem. Foi quando João viu a linha do seu gráfico de absenteísmo subir, ameaçando seu planejamento por conta dos vários atestados médicos que surgiram dos seus recursos humanos, pois quase 50% dos colaboradores tiveram que se afastar. Cheio de coragem e determinação, João lembrou das suas palavras no dia de sua formatura, “assim prometo sob minha honra”, arregaçou as mangas e foi assumir a função de coletor de esfregaço nasal. “Em um dado momento, quando estava realizando minha avaliação de rotina na Unidade, percebi a alta procura para testes de Covid-19, porém não tinha quem os realizasse, sou técnico de patologia clínica, farmacêutico com especialização em bioquímica e ênfase em análises clínicas, enxerguei nesse momento uma oportunidade de cumprir meu juramento de ajudar as pessoas através da minha profissão, independente do cargo que ocupo.” O diretor também ressalta que poderia apenas remeter à sua chefia direta a impossibilidade da continuidade dos exames por falta de pessoal, porém preferiu tomar como exemplo o prefeito David Almeida que, segundo ele, acorda cedo e vai para as ruas avaliar de perto seu plano de contingência contra a Covid-19; inclusive, neste último sábado a Prefeitura Municipal de Manaus, através de suas redes sociais oficiais, emitiu nota comunicando que o prefeito contraiu o coronavírus, todavia continuará a prestar serviço remotamente.
Riscos, insalubridade e legado
O gestor diz que já pesou os riscos que corre, mas seu pagamento extrapola as barreiras da insalubridade quando consegue prestar um serviço de qualidade às pessoas mais carentes, pois além do resultado do exame, a UBS ainda oferece a medicação que a população as vezes não tem condições financeiras de arcar. Ele ainda enaltece a parceria de toda a sua equipe de trabalho, que está totalmente alinhada ao seu jeito de gerir e são muito dedicados. Ressalta também que a SEMSA tem dado total apoio às unidades disponibilizando todos os EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários, bem como o abastecimento de medicamentos e contratando mão-de-obra temporária para que a população manauara não fique prejudicada.
Autodeclarado como um apaixonado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, Kinsley quer deixar registrada sua marca como gestor da UBS Lourenço Borghi, a aplicação das 3 bases fundamentais do SUS: integralidade, universalidade e equidade, agregado a isso tornar reconhecida como uma unidade acolhedora onde todos os que procuram por atendimento o recebem.
Depoimentos
Casada com João há 14 anos, Hewelyn Barros se orgulha de seu esposo, “ele é um ser humano e profissional sensível às necessidades das pessoas; ele poderia, com todo o respaldo, fechar a coleta de exames, mas preferiu se colocar no lugar dos pacientes que vão à procura de atendimento e está dando o seu melhor,” pontuou a esposa.
De acordo com Ana Paula Pimentel Colares, Técnica em Enfermagem e colaboradora da UBS há 10 anos, a Unidade sempre foi gerida por mulheres e João está sendo seu primeiro gestor do sexo masculino, mas já mostra seu diferencial quando procura se qualificar para suprir qualquer setor e não mediu esforços para não paralisar os serviços ofertados à população. Ela pontua ainda que “o Sr. João nos surpreende com seu modo de gestão ativa, sempre zelando pelo bem-estar de todos, é rápido nas resoluções de problemas e tem as portas do diálogo abertas aos seus colaboradores,” disse.
Secretária Municipal de Saúde, Dra. Shádia Fraxe
Os cargos de confiança estão seguindo essa nova cultura organizacional pois, “o princípio filosófico do SUS é a SOLIDARIEDADE, e é isso que sigo desde o início da minha carreira; como gestora pública, passo esse sentimento a toda a minha equipe.
É fundamental que todos trabalhem na atenção básica, que é a principal porta de entrada da população que procura por atendimento médico, e sejam acolhidos com carinho, respeito e acima de tudo que tenham um atendimento digno e da melhor qualidade,” afirmou a secretária.
A saúde pública é sempre atingida por muitas reclamações tendo uma má fama de péssimo atendimento e falta de qualidade nos serviços. Será necessário quantos Joãos para a eficiência da saúde pública do nosso país?
A UBS Lourenço Borghi está situada na Tv. S 6, s/n – Japiim, Zona Sul de Manaus.
Texto: Raucielle Gama (Portal Favorito AM)
Revisão: Leonardo Dias (Portal Favorito AM)
Fotos: Arquivo pessoal