AmazonasEducação

Professores de Borba pedem respeito e rateio do Fundeb

Na tarde desta quarta-feira (29), no município de Borba, distante a 149 quilômetros de Manaus, professores da rede municipal fizeram um ato reivindicando a valorização da educação e dos profissionais da classe. De acordo com a organização do ato, mais de mil pessoal aderiram ao movimento, entre professores da rede municipal e estadual, pais de alunos, e a população em geral, tendo como ponto de concentração a praça Cristo Rei, em seguida percorrendo pelas ruas principais da cidade.

Umas das principais pautas da manifestação é a insatisfação da classe com o não pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no interior do Amazonas, além da valorização e respeito ao professor da rede municipal.

Manifestantes nas ruas de Borba

Segundo a professora Valdenice Firmino, o rateio do Fundeb está sem transparência em Borba e o prefeito não deu nenhuma posição, só pediu para aguardar. “Foi pedido para nós aguardamos, pois ainda não tem o recurso do mês de dezembro. Mentira ! Já tivemos acesso ao portal e todos os municípios da Calha do Madeira foi distribuído o rateio, só em Borba que não”, explicou a professora.
Valdenice Firmino continua, “só ontem que ele fez uma live em sua página pra dizer que o pagamento do mês já estava na conta, certamente já estava sabendo da nossa manifestação, por isso fez isso. Ele é acostumado a nos pagar dia 4 ou 5 do mês, sabemos que ele tem até esses dias”, completou Valdenice.

Professora Valdenice Firmina mostrando sua indignação no ato

A professora diz que nenhum vereador da cidade apoiou a reivindicação. “Não estamos com nenhum parlamentar em conversa. Mas as publicações nas redes sociais estão fazendo com que alguns façam também seu papel. Os vereadores aqui, nenhum. Sumiram ! Eles são todos do lado do prefeito. Semana passada e essa semana entrei em contato com a única vereadora que temos. Ela nem deu mídia pra mim”, afirmou Valdenice.
De acordo com Valdenice, caso necessite de outras manifestações os professores irão à rua novamente.

Manifestantes em frente a Câmara dos Vereadores de Borba
Um dos momentos do ato
Mais reivindicações durante o ato

Mais insatisfação dos professores

Segundo a professora Valdenice Firmino, todo município que tem seu sistema de ensino próprio, tem Fundeb 100%, não é vinculado ao Estado e, esses valores abaixo são encontrados no site Siope, nele é encontrado toda informação de salário de cada servidor efetivo e contratado.
Todo mês o município recebe o valor aí descrito. Chega no fim do ano fica uma sobra pela quantidade de professores. Fora os 30% que também ele usa pra outros contratos e não faz o que tem que fazer. “A merenda escolar é de péssima qualidade e não fez uso da mesma digna para esse ano. Fora as escolas, que só pintou e diz que fez reforma em 2019 e no início de 2020 entregou”, disse.
“Nesse ano também não tivemos o rateio. Pois ficamos em casa por causa da pandemia. Mais dinheiro, veio normal em 2020. Nem justificar, justificou”, apontou a professora.

Folha dos 60%

Janeiro 1.210.078,06
Fevereiro 1.236.176,61
Março. 1.315.326,17
Abril. 1.521.239,42
Maio. 1.570.377,33
Junho. 2.416.616,93

Total de professores até junho efetivos + contratados 852

Trecho da Live do prefeito de Borba

Na última quarta-feira (29), o prefeito de Borba Simão Peixoto (PP), na companhia de alguns de secretários explica nas redes sociais como utiliza o Fundeb em sua gestão. Na ocasião, aproveitou para cutucar alguns desafetos. Confira na integra acessando o link https://fb.watch/ae0HieVzGE/ .

Prefeito e lutador de MMA

O prefeito do município de Borba, Simão Peixoto (PP), ganhou projeção nacional e até internacional após realizar uma luta “livre” estilo “UFC”, no último dia 12 deste mês, contra o ex-vereador Erineu Alves da Silva no octógono da cidade.
O evento foi bastante criticado por se tratar de uma época pandêmica, causando aglomeração. Por sua vez, o chefe do executivo de Borba afirmou que o evento teve o objetivo de arrecadar alimentos e proporcionar entretenimento à população.
Vale ressaltar, que o portal Favorito AM está aberto para ouvir ambas as partes.

Reportagem : Leonardo Dias (Portal Favorito AM)
Fotos e vídeos: Professora Valdenice Firmino/Acrítica de Humaitá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *