Manoel Henriques Ribeiro, ex-prefeito de Manaus, morre aos 76 anos
Aos 76 anos, o ex- prefeito de Manaus, Manoel Ribeiro, faleceu na manhã desta terça-feira (18) por complicações cardíacas no Hospital Francisca Mendes, localizado na Zona Norte da capital, onde estava internado. O político Manoel Henriques Ribeiro, nasceu na capital amazonense em 15 de maio de 1945. Conhecido com “Manoel Pracinha” foi prefeito de Manaus em 1985 a 17 de julho de 1988, no entanto, após uma intervenção do então governador Amazonino Mendes, na época, foi afastado.
Antes de assumir a Prefeitura de Manaus também foi eleito Vice-governador do Amazonas (PMDB) entre 1982 a 1983. Manoel Ribeiro também era conhecido por ter construído o Edifício Garagem, localizado no centro da cidade, e por ter implantado um sistema de transporte urbano executivo e ao mesmo tempo alternativo ao sistema convencional. Ribeiro foi chefe executivo municipal nas décadas de 80 e 90. O ex- prefeito, ao terminar seu mandato, foi morar no Rio de Janeiro onde trabalhou junto à administração Cesar Maia, e retornou para Manaus em 2009. Em 2010, Manoel Ribeiro assumiu a presidência do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implub), nomeado na gestão do prefeito Amazonino Mendes.
Após a informação do falecimento de Manoel Ribeiro, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, assim como outras autoridades, usou suas redes sociais, lamentando a morte do ex-prefeito : “Hoje se foi mais um querido amigo: Manoel Ribeiro, homem de fibra e sensibilidade. Tivemos divergências sim, mas acima de tudo, convergências. Minhas sinceras condolências à família e à legião de amigos que cativou com seu jeito de ser. Descanse em paz, amigo”, declarou em sua postagem.
O ex- prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também lamentou a morte de Manoel Ribeiro, ressaltando sua grande relevância para o Estado. “Manoel Ribeiro foi empresário e homem público de grande relevância para o AM. Como prefeito, foi o primeiro a pensar em planejamento urbano e na proteção do Centro Histórico. Foi incompreendido à época. Sua partida nos entristece. Enviamos nossos sentimentos aos familiares”, disse Arthur Neto.
O velório ocorreu na tarde desta terça-feira (19) na Funerária Canaã, localizada na Rua Major Gabriel, no centro de Manaus. O corpo de Manoel Ribeiro deve ser cremado às 16h, pois esse era seu desejo.
Texto: Mayane Batista (Portal Favorito AM)
Revisão: Raucielle Gama (Portal Favorito AM)
Fotos: Internet/ Divulgação