Torneio reunirá principais nomes do voleibol amazonense
Torneio intitulado como “Lendas do Voleibol do Amazonas”, que tem o objetivo de reunir os principais nomes do voleibol do amazonense, celebrar a vida e as amizades que um dos esportes mais praticados do Brasil, o Voleibol, é capaz de proporcionar, além de homenagear grandes nomes do Esporte no Estado, ocorre neste sábado (16/07), a partir das 9h no ginásio do Atlético Rio Negro Clube, Centro de Manaus. O torneio está em sua primeira edição, é claro, contará com uma super programação.
O evento contará com a participação de grades atletas (Feminino e Masculino) de quatro grandes times: Rio Negro Clube, Jonasa, Olímpico Clube e Grêmio São Sebastião. De acordo com a organização, até o momento mais de 140 ex-atletas confirmaram presença, com outros 25 ilustres nomes que contribuíram de alguma forma com o legado do Voleibol na região. A entrada é gratuita e os participantes terão muitas possibilidades de se divertir. Som ao vivo, sorteio de brindes, premiações aos ex-atletas, homenagem aos apoiadores do esporte, lanchonete, bebidas, e a feirinha de adoção de animais.
O primeiro torneio Lendas do Voleibol do Amazonas conta com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Manaus (Manaus Esportiva – SEMJEL), Rio Negro Clube, FAV- Fed. Amazonense de Voleibol, PMAM – Policia Militar do Amazonas, Amazon Energia Solar, FAM – Portal do Favorito, Vereador Elan Alencar, Água Yara e Magistral refrigerantes, 4 Irmãos Materiais de Construção e Ferragens, Vitta Norte, Takt Consultoria e Treinamento, Amazon Embalagens e Escolinha Ângelo Nascimento.
Curiosidades sobre o Voleibol Amazonense
Você sabia que a seleção Brasileira de voleibol já foi representada por diversos atletas do Estado do Amazonas? Você sabia que a Pirelli no auge já veio jogar aqui em Manaus uma final de campeonato Brasileiro de Clubes contra a Jonasa nos anos 80? Pois é, essas histórias fantásticas do voleibol em nosso Estado, e poucas pessoas conhecem. Ainda hoje em 2022, diversos jovens Amazonenses estão espalhados pelo mundo atuando tanto no vôlei indoor, quanto no vôlei de praia, levando o nome do nosso Estado.
No vôlei de Praia tivemos e temos diversos nomes que por anos participaram no circuito Banco do Brasil e mundiais nos representaram brilhantemente, levando a nossa garra para as areias.
Não podemos esquecer do legado criado por atletas Amazonenses que saíram definitivamente aqui e foram sonhar e ganhar o mundo com o voleibol. Atletas como: André, Magal, Bruno, as irmãs Andrea e Andreza Chagas, o Luisão que foi o Rei da Praia em Copacabana ao lado do Nalbert (ex-seleção brasileira indoor), esses Amazonenses ganharam centenas de medalhas em torneios nos circuitos nacionais e mundiais, participaram de torneios Sul-americanos, Panamericanos, Olimpíadas e mundiais militares e ainda continuam, como o Bruno de Paula, que na semana passada ganhou um torneio nos EUA ao lado do tricampeão olímpico Ricardo.
Essa hegemonia do Amazonas no cenário mundial precisa ser enaltecida, mas o nosso passado é tão importante quanto o nosso futuro no esporte. Não podemos esquecer das grandes “Lendas” do voleibol no Amazonas. As mulheres fantásticas que levaram o nome do voleibol do Amazonas ao alto nível. Mariluce Naice que serviu a seleção brasileira, a nossa medalhista Olímpica Laiana Rodrigues, Ana Lúcia Melo, Mary Ane Bonates, Marjorie Kodra (Jô), Cândida, Lilian Valente, Silvana Gomes, Mary Jane Barbosa, Regina Bringel e Ana Parente. Elas estarão no torneio das Lendas do Voleibol do Amazonas.
Ex-atletas como: Marcos Johnson (Marcão) que jogou pela Pirelli com Willian, Montanaro, Xandô, foi campeão Brasileiro e Mundial nos anos 80. Marcão que foi treinado pelo querido “Frei Fulgêncio Monacelli”, um dos grandes incentivadores do voleibol no Amazonas, principalmente o poderoso time feminino do São Sebastião.
Os irmãos Gadelha (Hélio e Antônio), o Paulo Sopa, o Virgílio, o Paulo Avelino, o Álvaro, o Netinho, o Betinho, os Mestres Mark Clark e Gilson Costa, formadores de campeões em clubes, seleções e principalmente nas Escolas técnica (ETFAM) e no Colégio La Salle respectivamente onde travaram uma das grandes finais de JEA’s no ginásio do Sesc em 1988 (entre ETFAM x La Salle) com o show de grandes atletas como: Marcio ”Mingau”, Vander, Fabio, Jules, Frank “Takedinha”, Marlo e Claudinho.
E o que falar da outra grande final nos JEA’s que aconteceu anos 1987 que durou 6 horas para acabar (começou às 11h e terminou às 17h) entre a ETFAM 2 x 3 Colégio Estadual. Dois timaços e o Estadual bateu o imbatível time da Sete de setembro. Nesse jogo apareceram grandes nomes como: Cesar “Canhoto”, Harley “Sapo” Fabiano, Amarildo, Adalton e Sidney Menescal.
O poli esportista Dudu Monteiro de Paula também jogou Voleibol com os grandes do Estado e estará presente na nossa confraternização. O Mestre Tales Verçosa também tem um papel fundamental no esporte no nosso Estado, formou atletas e equipes vencedoras e também foi presidente da FAV até o início dos anos 1990.
Esses relatos acima mostraram um pouco da história do voleibol no Amazonas. Esporte este que precisa ser valorizado e incentivado, para que grandes nomes continuem surgido, trazendo alegria a grande família do voleibol amazonense.
Texto: Leonardo Dias (Portal Favorito AM)
Com informações de: Coordenação do Torneio Lendas do Voleibol do Amazonas
Fotos: Coordenação do torneio
Produção: João Carlos Dias (Portal Favorito AM)