Papa Francisco presta solidariedade às vitimas das enchentes no Brasil
Neste domingo (16), durante a oração mariana do Angelus, no Vaticano, o Papa Francisco prestou solidariedades às pessoas afetas por fortes chuvas e inundações que vem ocorrendo em várias regiões do Brasil.
Durante a manifestação aos que acompanhavam a oração da praça de São Pedro o pontífice diz que reza pelas vítimas, suas famílias, por aqueles que perderam suas casas e também pedi para que Deus ajude os esforços daqueles que estão prestando socorro.
Confira o vídeo do Papa Francisco abaixo :
Estados atingidos pelas fortes chuvas no Brasil
Até o momento são 12 os Estados brasileiros que estão sendo atingidos pelas fortes chuvas : Pará, Bahia, Ceará, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande Norte, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Esses lugares vem sofrendo, durante e pós às inundações.
Para se ter uma ideia, em Minas Gerais e Bahia já morreram em torno de 50 pessoas. As consequências das fortes chuvas e inundações para a população dessas localidades têm sido desastrosas, como por exemplo: perda de casas, escolas e infraestrutura.
Brumadinho, no Estado de Minas, que em 25 de janeiro de 2019 sofreu com o rompimento de uma barragem, onde 270 pessoas perderam suas vidas, também é um dos lugares atingidos pelas fortes chuvas. Além das consequências das chuvas, há temores de rompimentos de 42 barragens no país. Em Pará de Minas, mais de cem mil pessoas foram alertas, por conta da Usina Carioca.
Lugar famoso por sua herança histórica, Ouro Preto, foi atingida recentemente com deslizamento de terra, onde a lama varreu um edifício neocolonial do século XIX, o primeiro da cidade. Felizmente, o desastre não deixou feridos. De acordo com o último relatório da Defesa Civil, Minas tem atualmente 374 cidades em estado de emergência e 30,5 mil pessoas desabrigadas.
Atuação da Igreja Católica por meio da Cáritas
Em meio às crises ou não, a Igreja Católica Apostólica Romana, seguindo os princípios de Jesus Cristo sempre foi alento aos mais sofrem. Por conta das consequências dramáticas das fortes chuvas, está havendo uma mobilização internacional. A Cáritas Internacional está coordenando as ajudas em estreita com a Cáritas brasileira.
Os EUA e a União Europeia forneceram as primeiras ajudas. Bruxelas enviou um milhão de euros em fundos de emergência. Este financiamento, de acordo com a Comissão Europeia, visa cobrir necessidades urgentes através do fornecimento de alimentos, água potável, abrigo e artigos domésticos. E os parceiros humanitários também apoiarão a população com serviços de saúde para mitigar o risco de epidemias.
Texto: Leonardo Dias (Portal Favorito AM)
Com informações de: Site vaticanews
Revisão: Raucielle Gama
Fotos e vídes: Site Vaticanews