católicosDestaqueManaus

Padre Amarildo Luciano recebe honraria do vereador de Manaus Ivo Neto, a medalha de ouro Dom João da Mata Amaral

Nesta sexta feira (22/10), a partir das 10h, na Câmara Municipal de Manaus, ocorrerá a honraria onde será entregue a medalha de ouro Dom João da Mata Amaral ao Padre Amarildo Luciano, através do vereador Ivo Neto.

Padre Amarildo Luciano com Nossa Senhora Aparecida

JOSÉ AMARILDO LUCIANO DA SILVA, mais conhecido como Padre Amarildo Luciano, nasceu no município de Marechal Thaumaturgo, que está a 557 km de distância em linha reta de Rio Branco, capital do Estado do Acre.

A medalha de ouro Dom João da Mata Amaral é referente ao Bispo Dom João da Mata Andrade e Amaral, pernambucano que conduziu a Diocese de Manaus de 1941 a 1948.

Em 50 anos, a cidade de Manaus abrigara apenas três paróquias; foi exatamente com a chegada de Dom João que se verificou o desdobramento com a criação de seis novas paróquias: São Raimundo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, e São José Operário. Para o auxílio na expansão das paróquias chegaram à Manaus novas ordens: Agostinianos, Espiritanos, Redentoristas, e o Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras – PIME. Foi nessa década que Manaus foi consagrada ao Coração Imaculado de Maria e viu a realização do seu primeiro Congresso Eucarístico Diocesano, com intensidade nas atividades das associações católicas, experimentando maior florescimento da vida religiosa na Diocese de Manaus.


Padre Amarildo Luciano no Rio Negro

Sobre o Padre Amarildo

O Padre Amarildo foi criado na cidade de Porto Walter, Acre, é a cidade onde é considerado seu local de origem, pelo fato de nunca ter morado em sua cidade natal, atualmente a sua família, a maioria, mora na cidade Porto Walter, Acre, o nome dos seus pais: José Lucas da Silva e Louzelina Luciano da Silva.

Pe Amarildo é formado em filosofia pelo centro de Estudos do Comportamento Humano-CENESCH de Manaus, logo depois foi para o noviciado em São Geraldo, na cidade de Campina Grande/PB, depois se formou no Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica, em Fortaleza/CE, retornou a Manaus, capital do Amazonas, e se especializou em Psicologia na faculdade Fametro, e foi para o Estado do Paraná, fazendo mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR e na Faculdade Católica de Rondônia- FCR. 

Seu primeiro voto religioso foi no dia 28 de janeiro de 2006, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Redenção, em Manaus, votos perpétuos no dia 7 de julho de 2009, na Comunidade São Francisco, em Caucaia/CE, sua ordenação diaconal foi no dia 28 de agosto de 2009, na Paroquia Santo Afonso, em Fortaleza/CE, e a ordenação presbiteral no dia 09 de janeiro de 2010, em Porto Walter/AC.

Iniciou seu trabalho pastoral no ano de 2010 como diretor da Rádio Educação Rural de Coari/AM, e Vigário da Paróquia Sant´Ana e São Sebastião também em Coari; de 2011 a 2018 esteve como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro do Educandos, em Manaus; em 2015 foi pároco da Paróquia Coração Imaculado de Maria, no bairro Morro da Liberdade; nos anos de 2016 a 2017, pároco da Paroquia Sant´Ana no Conjunto Hileia, em Manaus; a partir de 2019 foi designado vigário do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, e até 2022 estará como Vice=Provincial dos Redentoristas de Manaus e responsável pela missão redentorista no norte do Brasil.

Padre Amarildo Luciano na Rádio Rio Mar FM 103,5

Na área da comunicação ingressou como apresentador do “Programa Isto é Igreja”, no canal de TV Amazon Sat nos anos de 2014 até 2015, 2012 a 2017 foi apresentador do “Programa Pra Ser Feliz com o Redentor”, na Rádio FM do Povo 94,3. Atualmente é apresentador do “Programa Pra Ser Feliz com o Redentor”, na Rádio Rio Mar FM 103,5.

Vereador Ivo Neto

O vereador Ivo Neto está no seu primeiro mandato. O parlamentar é Cristão Católico e começou suas atividades na Paróquia de Santa Luzia, através do encontro chamado (EJC) com 17 anos de idade, logo depois com um grupo de Jovens que fundou, trouxe diversos jovens para Cristo, esse grupo logo se tornou o Grupo de Oração da Renovação Carismática; o (TJC), Ivo Neto também foi pregador do Ministério Jovem da RCC (Renovação Carismática Católica).

Confira a entrevista do portal Favorito Am com o Vereador Ivo Neto, e o Padre Amarildo Luciano :

Portal Favorito Am: Vereador Ivo Neto, por que escolheu o Padre Amarildo Luciano para receber a honraria a medalha de Ouro Dom João da Mata Amaral?

Vereador Ivo Neto: Resolvi escolher o Padre Amarildo, porque além de um grande evangelizador, ele é um grande líder, que consegue agregar outras lideranças com objetivo de lutar pelo bem comum da sociedade, lembro de quando ele foi pároco no bairro do Educandos, a Paróquia era sempre animada, o padre trouxe para a comunidade vários segmentos esportivos, como: futsal, jiu- jitsu, trabalho com crianças, aula de reforço.  E o trabalho pastoral do padre que é maravilho. Ele sempre  fazia visitas, era casa por casa, uma pessoa querida na comunidade e é importante frisar, que no Bairro do Educandos teve um dos maiores incêndios já visto na cidade de Manaus, onde várias pessoas ficaram desabrigadas, e o Padre Amarildo nessa época, além de ser o pároco da Igreja, abriu as portas da igreja para acolher as pessoas desabrigadas pelo incêndio, mostrando sensibilidade as pessoas sofridas naquele momento, fez uma campanha de arrecadação, onde a Igreja pôde arrecadar vários colchões, alimentos e eletrodomésticos. Então, além de acolher essas famílias na Igreja elas foram contempladas através dessas doações, isso me fez perceber o quanto é grandioso o coração do Padre Amarildo, além de dedicar a sua vida pastoral pregação do Evangelho e o conforto espiritual, levava ajudar as pessoas com atitudes concretas, então, isso é aplausível em presenciar no nosso amigo Padre Amarildo. Ressaltou o vereador Ivo Neto.

Portal Favorito Am: Padre Amarildo, como foi a sua reação na hora que ficou sabendo que irá receber essa honraria do vereador Ivo Neto, a medalha de ouro Dom João da Mata Amaral, pelos serviços prestados como missionária católico e comunicador do evangelho? 

 Padre Amarildo: Recebi com surpresa e acolhi com gratidão essa indicação. Jamais pensei em receber uma homenagem por fazer aquilo que é minha missão, que é missão da Igreja. Mas ser reconhecido serve de motivação para continuar trabalhando pela sociedade. Meu trabalho religioso consiste em servir a esta Igreja local do jeito Redentorista, que a Congregação que me formou e me dá os meios para trabalhar. Que Deus me conceda a graça de continuar fazendo aquilo que é minha obrigação fazer como padre religioso Redentorista.

 Reportagem: João Carlos Dias- Portal Favorito AM

Revisão: Raucielle Gama e Leonardo Dias- Portal Favorito AM

 Fonte e Fotos: Padre Amarildo e Vereador Ivo Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *