O movimento estudantil ” “Ascensão” nasceu no dia 22 de abril do ano passado, sendo idealizado por Aldo Ramires, juntamente com alunos de escolas na Zona Leste de Manaus. O objetivo inicial era trazer mais representatividade aos estudantes, que muitas das vezes tem sua voz represada e sem espaço na sociedade.

De acordo com Aldo Ramires, em 2021 foi realizada várias campanhas de conscientização, dentre as quais pode-se destacar : Campanha de Prevenção a ISTs, Consciência Negra, Campanha de Combate a AIDS, Roda de Conversa sobre os Direitos e Deveres dos Estudantes e Jovens no século 21, além de orientações na inscrição ao PCS (Processo Seletivo Contínuo), tendo em vista que alguns sentem dificuldades de se escrevem, devido a falta de acesso a Internet. Também foi feito campanhas de orientação de medidas de prevenção contra a Covid-19, estimulando a vacinação.

Uma das ações que o Movimento não pode deixar de citar foi o “Mural das Artes”, projeto este que consiste em fazer com que os jovens mostrem suas artes, divulgando na paredes das escolas seus desenhos, pinturas, esculturas, poemas e quaisquer forma de expressar seus pensamentos culturais.
Fechamos o ano de 2021 com grande avanço nas escolas estudais da capital e conseguirmos expandir o movimento Ascensão para mais 11 municípios do Estado, incluindo Manaus.
O Portal Favorito AM entrevistou um dos fundadores do movimento estudantil “Ascensão”, Aldo Ramires. Confira abaixo :
De onde veio a ideia de colocar esse nome, “Ascensão”?
Aldo Ramires: A palavra ascensão tem o significado de ascender, ir sempre para cima. Nós queremos que os jovens sempre pensem com sua mente, sua luz, pois o conhecimento é isso. Uma luz que guia na escuridão.
Qual a importância das redes sociais para os jovens excluídos nas periferias?
Aldo Ramires: Primeiro temos que ver, esses jovens tem internet para entrarem nas redes sociais? Se tiverem a gente pode listar coisas importantes como a atualização de provas do PSC, SIS, Macro e etc. A importância de estarem atualizados sobre o mundo ao redor. Exemplos: o novo Ensino Médio que será implantado nesse ano letivo. Em resumo, esses jovens que tem acesso a internet e consequentemente as redes sociais, tem que se manter informados e atualizados de tudo ao seu arredor, desde de uma tarefa escolar, até a distribuição das vacinas em nossa cidade.
Como faz para os jovens participarem do movimento “Ascensão “? Contatos Redes sociais? Como faz para ajudar?
Aldo Ramires: Todos os jovens que tiverem interesse em ajudar a gente a crescer e fazer projetos que podem mudar vidas. Entrem em contato pelo nosso Instagram: @ascensao_movinestudantil.
Qualquer um que puder ajudar ou queira fazer parte pode mandar uma dm, que estaremos 100% disponíveis para conversar.
Reportagem: João Carlos Dias (Portal Favorito AM)
Revisão: Leonardo Dias (Portal Favorito AM)
Fotos: Aldo Ramires ( Movimento estudantil Ascensão)
+ There are no comments
Add yours