AmazonasEsportesManaus

Judoca campeã amazonense faz “vaquinha” para disputar campeonato em Belém

A judoca manauara Tarciane do Nascimento Paz, 14 anos, apesar da pouca idade vem conquistando vários torneios e campeonatos de Judô no Estado do Amazonas. Na extensa coleção de títulos, possui cinco Copas de Judô e cinco Amazonenses. No ano de 2019 com apenas 11 anos, ganhou o prêmio e o certificado de Melhor Atleta do Judô Amazonense do ano. Além do Judô, Tarciane pratica outros esportes de luta, como a arte milenar do Jiu-jítsu.

Em 19 de março deste ano, a atleta subiu novamente no lugar mais alto do pódio, venceu o Amazonense de Judô, conquista esta, que carimbou seu passaporte para disputar o Campeonato Brasileiro Região I, o OUTLINE, que em português significa Contorno. A competição reunirá os melhores atletas do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Roraima e Amazonas. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Judô.

A pesar das inúmeras conquistas da judoca amazonense, Tarciane Paz, a atleta não tem patrocínio de empresários ou apoio das autoridades governamentais. Para adquirir a passagem, alimentação e estadia, a família e amigos estão promovendo uma “Vaquinha”. De acordo com a mãe da atleta, Tayane Gonzaga do Nascimento, o que arrecadaram até o momento não cobre as despesas. “O motivo dessa vaquinha é para que possamos arrecadar fundos, pois são vários gastos, então, qualquer ajuda será bem vinda, para que a minha filha possa ir representar o Estado do Amazonas em Belém, no estado do Pará e, realizar um dos seus sonhos, que é fazer um bom campeonato e trazer esse título para o Amazonas”, disse.

Segundo a jovem talento do Judô amazonense, Tarciane do Nascimento Paz, sua principal motivação é paixão pelo esporte e o apoio da família. “Minha maior motivação é saber que posso chegar aonde eu quiser chegar, sempre fui apaixonada por artes marciais e quando surgiu a oportunidade, não deixei escapar e tenho todo apoio da minha família”, afirmou a atleta. Para a campeã amazonense, a prática do esporte vai além do tatame. “É uma chance de me tornar alguém melhor a cada dia, pois lutar não é só no tatame, mais sim, ter disciplina em todos os aspectos. Pretendo chegar ao topo, o Céu é o limite”, disse Tarciane.

Talento e persistência

A jovem Tarciane Paz começou a treinar muito cedo, com apenas sete anos de idade. No Judô, começou a praticar na Escola Eliana Lúcia, onde o sensei “Davi Azedo” lançou o projeto Judô na Escola. Tarciane continua estudando no local.

Em 2015, frequentou um projeto de Jiu-jitsu em um flutuante na Marina do Davi, que infelizmente acabou. A partir dai ficou praticando somente o Judô, porém surgiu um projeto social esportista na academia NLS-MPJJ, no Bairro Alvorada.

Em pouco tempo treinando Jiu-Jitsu venceu muitas disputas. Dentre eles, um amazonense e um cinturão de lutas casadas. Depois desse projeto abriu várias portas e convites de torneios e campeonatos, foi quando ingressou e começou a treinar forte no Instituto Caminho Suave, desde 2017 quando tinha nove anos.

Vale ressaltar que, o Judô é o esporte individual que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil. São 22, sendo 4 ouros, três pratas e 15 bronzes. Essa vitoriosa história começou em 1972, quando o japonês naturalizado brasileiro, Chiaki Ishii, conquistou o bronze nos Jogos de Munique na categoria meio pesado. Porém, para a nossa atleta somar com mais conquistas para o Amazonas e quem sabe o Brasil, ela precisa da ajuda de empresários e os nossos governantes.

Como ajudar nossa Judoca amazonense?

Para você que gostou da história da jovem atleta Tarciane do Nascimento Paz, e pretende ajudar a talentosa judoca, o contato é (92) 994194649.

A vaquinha é nesse link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/todos-pela-tarcy

Para quem preferir contribuir via pix:
tayanedonascimentopazz@gmail.com

Reportagem: João Carlos Dias (Portal Favorito AM)

Revisão: Leonardo Dias (Portal Favorito AM)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *