Dois anos consecutivos sem a festa de “Pentecostes”, a maior festa da Igreja Católica em Manaus no sambódromo devido “a” pandemia.
Pentecostes (“Quinquagésimo” em Grego) é uma das Celebrações mais importantes do calendário Cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo, sua Mãe Maria e outros seguidores.
Na capital Amazonense o evento é tradicional, realizado todos os anos no Sambódromo, onde reúne milhares de pessoas da Arquidiocese de Manaus para celebrar o dia de Pentecostes esse ano será realizado nas Paróquias e Áreas Missionárias com o número de fiéis reduzido, devido ás restrições contra a covid-19.
O portal Favorito AM entrevistou um dos organizadores do evento com exclusividade, o “Padre Geraldo Bendaham”.
Confira a seguir:
Portal Favorito AM- O que é a festa de Pentecostes?
Padre Geraldo: No Novo Testamento, Pentecostes é o grande dia da vinda do Espírito Santo e do lançamento da Igreja maravilhosa, segundo vem narrado nos Atos dos Apóstolos (2, 1-14). Pentecostes marca o final da festa pascal. Com a chegada do Espírito Santo, inicia-se o tempo da Igreja, pois a missão de Cristo continua se realizando na ação dos apóstolos na história da Igreja. Naquele dia nasceu a Igreja Católica. Na celebração atual da Festa de Pentecostes, realiza-se a plenitude do mistério pascal de nossa fé, pois após a celebração da paixão, morte e ressurreição de Jesus, a Igreja celebra a ascensão de Jesus Cristo e a vinda do Espírito Santo.
Portal Favorito AM- Como está sendo realizado o dia de Pentecostes na Arquidiocese de Manaus neste ano de 2021?
Padre Geraldo: Devido a crise da saúde, provocada pela pandemia da covid-19, desde o ano passado que a celebração da Festa de Pentecostes ocorre nas comunidades através do Tríduo de Pentecostes. Em geral o Tríduo (3 dias) serve como preparação para “a” grandiosa festa. As comunidades realizam os encontros de forma virtual.
Portal Favorito AM- Qual a importância da Festa de Pentecostes?
Padre Geraldo: Segundo o Santo Papa João Paulo II, o Espírito Santo é o protagonista da missão. Neste sentido Ele é a força que gera o entusiasmo para que a Igreja continue anunciando o Evangelho de Cristo a todas as culturas procurando dialogar com amor e respeito. O Espírito Santo é o espírito de unidade que une a Igreja, mesmo na diversidade.
Portal Favorito AM- Qual foi o objetivo da descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes?
Padre Geraldo: Continuar a missão de Cristo através dos Apóstolos. Agora a Igreja continua esta missão de ser sinal do Reino de Deus, reino do amor e da paz.
Portal Favorito AM- Em Manaus é tradicional a festa de Pentecostes no sambódromo, qual é a emoção de ser um dos organizadores desse ilustre evento? Ano que vem ocorrerá o evento no sambódromo?
Padre Geraldo: A grandiosa Festa de Pentecostes ocorre no Centro de Convenções deste 1992. Iniciou com a Renovação Carismática Católica e depois foi assumida por toda a Igreja através da Arquidiocese de Manaus. Para a realização deste evento religioso de manifestação de fé pública temos o envolvimento de aproximadamente duas mil pessoas.
Tenho muita alegria em coordenar este evento católico por vários anos. Infelizmente ano passado e este não foi possível a realização desta comemoração da vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria, mas se Deus permitir e se as autoridades capricharem no investimento da vacinação para a população, ano que vem realizaremos uma celebração maravilhosa com a presença do povo de Deus no Sambódromo.
Orientações do Arcebispo de Manaus para 2021
Arquidiocese divulga orientações para o Pentecostes e Corpus Christi 2021
Estimados irmãos e irmãs,
fazemos saber as orientações, assinadas por Dom Leonardo Steiner, para bem celebrarmos as solenidades de Pentecostes e Corpus Christi como povo de Deus na Arquidiocese de Manaus.
Fraternalmente,
Coordenação de Pastoral
Arquidiocese de Manaus
Entrevistado: Padre Geraldo Bendaham – Arquidiocese de Manaus
Foto: Perezes Junior
Reportagem: João Carlos Dias- Portal Favorito AM