“Fundação Opção Verde” incentiva preservação do meio ambiente na Amazônia
A ONG Fundação Opção Verde, com sede em Manaus, atuante também no município de Coari, pouco mais de 360 quilômetros da capital amazonense, visa contribuir com a conservação e preservação do meio ambiente na Amazônia. Desta forma, atuando junto à sociedade em diversos aspectos para alcançar o objetivo de conscientizar à população local para a preservação das riquezas naturais de um dos lugares mais cobiçados do Planeta Terra.
Além de manter sob supervisão terras de florestas em pé na Amazônia, especificamente no Amazonas, para que a mesma não seja devastada, atua junto aos moradores destas regiões com trabalhos de conscientização que vão muito além de orientá-los. “Temos realizado ao longo dos anos trabalhos educativos que permeiam dentre atividades culturais, esportivas, lúdicas, cursos livres de qualificações profissionais, saúde e bem estar, sempre associando à pratica do respeito ao meio ambiente”, comentou Rebeca Devitte, coordenadora de Atividades Sociais da Fundação.
Ainda segundo Rebeca que, além de coordenadora de Atividades Sociais, é Psicóloga e formada em Gestão de Pessoas, cerca de 300 pessoas são beneficiadas pela ONG. “Funcionamos com inscrições por atividades que divulgamos através dos grupos de WhatsApp, rádio e na Fundação mesmo. As atividades são organizadas de acordo com a faixa etária para a metodologia ser mais adequada”, explicou Devitte.
Retrospectiva 2021 da Fundação Opção Verde
A Fundação Opção Verde possui várias frentes de trabalho, como: o Projeto Capoeira Verde, onde os alunos inscritos tiveram aulas de capoeira, de segunda a sexta-feira, de dezembro de 2020 a setembro de 2021. d
Dentro deste projeto, os alunos cultivaram árvores frutíferas, as sementes foram doadas em um evento organizado pelo projeto.
No “Ciclo de Palestras”, eventos embasados nas leis de proteção ambiental, no qual engenheiros ambientais e florestais abordaram questões relacionadas a áreas de preservação permanente, a conservação da água, sustentabilidade e meio ambiente.
No módulo “Conheça sua Floresta kids”, crianças participaram de atividades lúdicas com vídeos, músicas, brincadeiras e jogos, todos relacionados às boas práticas com a natureza.
O módulo o “Jardim da Minha Escola”, atividade realizada junto às turmas de crianças na qual levamos o material e junto com os próprios alunos plantamos e montamos pequenos jardins para despertar o trato com a natureza. O módulo “A Saúde Vem da natureza”, é um curso na área de farmácia, que é baseado na cartilha de fitoterápicos reconhecidos pelo SUS, instruindo os alunos como utilizar plantas e ervas medicinais para tratamento preventivo e curativo de doenças.
“Junto aos jovens e adultos buscamos o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –
SEBRAE para desenvolvemos o módulo “Empreendimentos Florestais não Madeireiros” nomeado de “I Work Shop de Empreendimentos Florestais Não Madeireiros”, cujo objetivo foi incentivar moradores da cidade de Coari e a comunidade Indígena Esperança I e II a empreender sem degradar”, afirmou Rebeca Devitte.
Resumindo, a Fundação Opção Verde proporcionou diversos cursos que abordam diversos temas: qualidade no atendimento ao cliente, transformar sua ideia em modelo de negócio, empreendedorismo, controle financeiro, consultoria individual para que os mesmo pudessem montar seus planos de negócios, cursos práticos de biojoias, boas práticas de higiene com pescado, filetagem e culinária regional. E no encerramento do módulo é feito um concurso no qual os participantes apresentam seus planos dando aos ganhadores do primeiro e segundo lugar um valor de apoio para o início dos seus negócios pautados na boa relação com a natureza.
“Todos os anos buscamos inovar nossas ações para o desenvolvimento da consciência ambiental,” frisou Rebeca.
Trabalhos no ano de 2022
Em 2022 a ONG começou com todo gás. O Teatro Ecológico deu o pontapé inicial das atividades. Com uma turma contínua de adolescentes e jovens de Coari objetivando levar a eventos culturais a mensagem de preservação ambiental.
Oficinas de Brinquedos Pedagógicos, Curso de Mídias em Fotografia, Curso de Mini Horta Medicinal, Excursão Guiada, também fizeram parte das atividades do início deste ano. Além de um projeto futuro, que envolve a criação de um Jardim Comunitário em local de lixeira viciada, entre outras atividades.
Reportagem: João Carlos Dias (Portal Favorito AM)
Revisão: Leonardo Dias e Raucielle Gama (Portal Favorito AM)
Fotos: Rebeca Devitte
Já fiz parte da Família Opção Verde, em 2015 com um Projeto em horta Orgânica e horta medicinal na Escola Estadual Instituto Bereano de Coari. Aprendi muito com essa instituição que sempre tentou ajudar jovens e até mesmo pessoas de outras idades em nosso município, posso dizer que fui mais uma pessoa valorizada por instituição no quesito oportunidade, obrigado Opção Verde e a senhora Helena.
Fiquei muito preocupado com as calúnias e inverdades ditas sobre a ong Opção Verde . Quero deixar aqui meu testemunho sobre a importância da atuação dessa Ong em relação a proteção da Amazônia e parabenizar sempre nossa querida dona Helena , que Deus abençoe sempre!!!