Associação dos Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas é reaberta para sociedade
Com direito à participação de super-heróis protagonizado pelo vereador Dione Carvalho, fundador e ex-presidente da entidade, acompanhado por crianças cardiopatas, a Apacc (Associação dos Pais de Crianças Cardiopatas do Estado do Amazonas) é reaberta para a sociedade amazonense.
A associação sem fins lucrativos passou por uma reforma após um incêndio no ano de 2020. No retorno de suas atividades, o espaço que possui 16 anos de existência destinado às crianças cardiopatas ofertará serviços como: marcação de exames, atendimento clínico, serviço social, psicologia, fisioterapia, além de cursos de empreendedorismo e informática básica para as mães e pais das crianças.
Nesta nova fase a Apacc contará com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, via Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e da Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária.
São dois editais do FPS de fomentos para o setor social da associação no valor total de R$ 299.987,83. O montante será destinado à aquisição de um veículo, materiais permanentes e de consumo para equipar cursos de qualificação para mulheres e homens em situação de vulnerabilidade financeira e investimento na reforma e adequações estrutural do primeiro piso do prédio da sede onde funcionam os atendimentos diariamente.
De acordo com o vereador Dione Carvalho, o momento é de gratidão. “Eu costumo dizer o seguinte, Deus é bom, Deus é mais. Há 18 anos eu fiz uma promessa pela vida da minha filha, que se Deus a curasse eu iria montar uma instituição para lutar pelos mesmos direitos dela de ter um tratamento, e hoje aqui estou. E aproveito a oportunidade para agradecer a todos, o Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, aos amigos, parceiros e colaboradores”, disse.
Vale ressaltar que o vereador Dione Carvalho travou uma dura luta para conseguir tratamento adequado para a filha, inclusive, acionando a justiça. “Eu tinha que decidir entre a vida e morte de minha própria filha. E como pai fui até as últimas consequências, acionei o Ministério Público para intervir no processo. No final, saiu a ordem judicial que permitiu que minha filha fosse a primeira criança a ser operada cardiacamente no estado do Amazonas”, afirmou o parlamentar.
Quem está à frente como presidente da Apacc é o enfermeiro Lucas Mendes. Segundo o presidente, nesta nova fase, a Associação firmou parceria com o Cetam, e diversos cursos serão disponibilizados para os pais e mãe das crianças, além da comunidade. “A Apacc atende mais de 250 mil crianças que realizaram cirurgia, e hoje nesta inauguração, com o apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e a parceria do Cetam, estaremos disponibilizando diversos cursos profissionalizantes para os pais das crianças e a comunidade”, concluiu o presidente.
Para quem deseja saber mais sobre a Apacc é só procurar no Instagram no @apaccam. A associação está localizada na avenida Djalma Batista, número 233.
Reportagem: Leonardo Dias (Portal Favorito AM)
Revisão: Raucielle Gama (Portal Favorito AM)
Fotos e vídeo: Assessoria Vereador Dione Carvalho/Portal Favorito AM